Estabilizadores

08-02-2012 20:49

 

Barra Estabilizadora (Anti-Roll Bar).

  Barra-Estabilizadora

 Anti-Roll Bar, ou barra-estabilizadora, ou estabilizadora tem uma função e um funcionamento muito simples, e apesar do que muitos falam, ela faz muita diferença na aderência e agilidade de um carro.

Um carro sem barra estabilizadora é um carro ‘macio de mais’, bobo e enverga muito em curvas, principalmente curvas de movimentos rápidos como um “S”,

onde a transferência de peso entre as rodas é bastante rápido.

  Vários afirmam que usar molas mais rígidas ao invés das barras fazem o mesmo efeito,

porém além de fazer o carro perder conforto,

NÃO fazem o mesmo efeito de uma barra, pois a barra consegue dosar a altura da suspensão de ambas as rodas interligadas por ela, somente molas mais rígida nunca fará o mesmo efeito.

 

  Na imagem é possível ver o porque nenhuma mola mais rígida substitui a barra-estabilizadora. A linha amarela mostra o trabalho da barra no

momento da curva, e a força dela em 1 roda depende diretamente da força efetuada contra a barra na roda oposta, ou seja, estão interligadas.

  A barra estabilizadora, tem a função de dar estabilidade ao carro em altas velocidades e minimizar o efeito de rolagem. Mas, o que é efeito rolagem?

Efeito Rolagem

 Pois bem, quando você entra numa curva, boa parte do peso das rodas internas à curva são transferidos para as rodas externas, com isso a suspensão do carro do lado interno levanta e do lado externo abaixa, justo por essa carga de peso maior. Com isso o carro se inclina muito, fazendo alterar os valores de cambagem e levantar muito a suspensão da roda interna à curva, também fazendo o carro perder muito aderência.

  Essa inclinação do carro é chamada de efeito rolagem, pois literalmente faz o carro rolar, e a barra estabilizadora tem a função de não deixar isto acontecer, as rodas de mesmo eixo são ligadas por esta barra de ferro, com isso o movimento da suspensão do lado interno e externa trabalham em conjunto,

não deixando o lado interno levantar de mais, não deixando o lado externo abaixar de mais e dando mais agilidade na transferência de peso entre as rodas e minimizando o efeito rolagem.

 

Defeitos?

 A barra-estabilizadora é somente uma barra de ferro envergada, e ela em si nunca dá defeito, porém ela é presa por buchas fixadas ao chassi e a suspensão. Chega um momento que as buchas ficam gastas e começa a gerar barulho de ferro batendo quando se passa num buraco ou quando se sai com o carro. Isto porque a bucha não existe mais e com o movimento de torção da suspensão a barra está batendo no suporte de ferro.

  Normalmente as buchas se rasgam e acabam caindo do suporte deixando a barra solta, com isso ouve-se barrulhos de ferro batendo (estalos), quando existe trabalho da suspensão

.

Como Ajustar a barra-estabilizadora?

 Apesar de ter um papel muito importante numa suspensão o ajuste da barra-estabilizadora é bem simples, somente sua rigidez. A rigidez da barra-estabilizadora depende da distribuição de peso do carro e, se for num carro de corrida, os tipos de curvas do circuito.

  Geralmente circuitos muito sinuosos requerem barra-estabilizadora bem rígida, para haver uma transferência de peso rápida entre as rodas sem torção do carro (efeito roll), deixando o carro ágil e seguro.

  O exagero na rigidez da barra-estabilizadora faz o carro ser duro e espalhar muito, assim como uma barra muito macia. O Efeito Roll é ruim para o carro, mas barras muito rígidas atrapalham o funcionamento da suspensão. Nos carros de competição normalmente o valor ideal é quando o desgaste dos pneus é próximo das rodas ligadas pela barra, pois significa que ambas as rodas estão se mantendo firmes igualmente no chão. Lembre-se que o valor de cambagem também depende da barra-estabilizadora.

  Em carros com barra dianteira e barra traseira você tem a possibilidade de ‘escolher’ se o carro vai perder mais a dianteira ou mais a traseira apenas modificando a rigidez das barras dianteiras e traseiras.

Na maioria das vezes depende da distribuição de peso do carro, da suspensão, aros e pneus usados, mas uma regra não muda, se você colocar uma barra mais rígida na dianteira e na traseira uma mais macia, significa que o carro vai sair mais de frente, e isso é bom para carros de tração traseira, pois por natureza tendem a perder mais a traseira. Geralmente carros de tração traseira possuem barra-estabilizadora bem mais fina que da dianteira, como algumas bmw.

  Mas lembre-se: A Rigidez da barra estabilizadora está ligado a rigidez da mola, e ambos, trabalham junto com os amortecedores, a dureza da barra depende da dureza das molas.

 

Problemas de Ajustes em carros de competições

 Quando um carro possui barra muito macia, ele produz muito efeito roll e espalha, um outro sintoma é em curvas S ser lento da primeira para a segunda perna, pois ocorre um lag maior de trabalho da suspensão para trocar o peso entre as rodas. Quando a barra está muito dura o carro espalha demasiadamente, mesmo sem inclinação.

  Em carros com barra dianteira e traseira se tem uma dificuldade um pouco maior em equilibrar a rigidez de ambas as barras, mas isso é uma modificação bem a gosto do estilo de pilotagem de cada piloto. Basta seguir uma regra simples para este acerto fino de barras:

Sai de frente:

Se a o carro não inclina tente amolecer, caso não, endureça mais a dianteira, caso não fique satisfeito retorne o valor anterior e endureça a barra traseira.

Sai de traseira:

Amolecer a barra traseira, caso não tenha efeito, endurecer a dianteira.

Acho que é isso ai…=)

Fábio Milanez – Milan

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