Amortecedores

08-02-2012 00:00

 

Amortecedores

Como o próprio nome já diz, amortecedor, é a uma peça da suspensão do carro que amortece impactos entre o chassi e o solo, ele trabalha junto com a mola, e quando possui, também com a barra-estabilizadora. Alem de amortecer impactos o amortecedor tem uma função muito importante na aderência do carro, é ele quem ajusta qual a velocidade da transferência de peso do carro para as rodas em manobras, e também é ele que faz o trabalho de ‘segurar’ e suavizar os movimentos da mola.

Amortecedor original de carro de rua

Como funciona o amortecedor

Um amortecedor comum, como este, pode trabalhar com óleo ou gás, e ao contrário do que muitos pensam o amortecedor NÃO interfere em NADA na altura do veiculo, esse trabalho são das molas.

Um carro sem amortecedor seria um carro ‘bobo’, que ficaria pulando constantemente pois as molas estariam sempre no efeito sanfona. O amortecedor tem a função de ‘segurar’ estes movimentos, colocando o carro em equilíbrio o mais breve possível.

Ajustando o amortecedor

Nos carros de rua a idéia é ter uma suspensão mais macia, quanto mais macia uma suspensão mais confortável é um carro em piso irregular, porém, quanto mais macia e confortável uma suspensão menos aderência o carro terá.

Uma suspensão macia faz a suspensão trabalhar leve com ondulações, não transferindo o impacto para a carroceria do veiculo, porém em curvas ela deixa a transferência de peso das rodas internas para as externas ser muito rápida e ‘facil’, fazendo o carro torcer muito entrando no efeito ROLL (Rolagem).

Já uma suspensão mais rígida faz o carro ter um trabalho de distribuição de pesos melhor, não só em curvas, mas frenagens e acelerações, porém em ondulações ou imperfeições, pelo fato dela ser mais dura, ela transfere um pouco do impacto para a carroceria aumentando o desconforto. Dificilmente esportividade e conforto andam juntos.

Lembrando que o amortecedor não é o único componente que endurece ou não uma suspensão, mas é um deles.

Testando os amortecedores

Para testar os amortecedores tem uma técnica bem simples, basta dar umas sacudidas no veículo e ver o quão duro ele é para descer, e quanto tempo ele sacode até parar. O ideal é que não passe de 1 movimento. (Veja em vídeo =D )

Ajustando amortecedores para competições:

Nos Amortecedores de competições podem ser ajustados: Compressão, Descompressão, compressão rápida e descompressão rápida.

1-FAST BUMP (Compressão rápida)

A compressão rápida é a ação de quando um amortecedor se comprime, absorvendo rapidamente um impacto, imperfeição ou uma zebra. É quando ele passa da velocidade de 100mm/segundo. Se você sentir que o carro ao pular sobre a imperfeição ‘voa’ ou é jogado para fora , amoleça (diminua) um pouco o Fast Bump, caso sinta que o carro perde o controle, vibra, muda de direção ou qualquer ação de ‘perder o controle’ endureça (aumente). O Ideal é você deixar mais durinho, porque em uma pancada forte e rápida, um amortecedor mais rígido faz a roda voltar ao chão mais rapidamente, porém em caso de dúvidas deixe um pouco mais macio.

2-BUMP (Compressão)

É a compressão normal do amortecedor, quando por exemplo, uma curva (Vendo pela roda externa da curva), frenagem ou aceleração. Geralmente na velocidades abaixo de 70mm/segundos , é o ajuste que muda a transferência de peso entre rodas em curvas. Diminuindo o valor (Amolecendo) Faz o carro transferir o peso mais rapidamente, e aumentando o valor (Endurecendo) diminui a resposta. Geralmente em  curvas de altas velocidades é usado um amortecedor mais rígido, e em curvas lentas um mais macio.

3-FAST REBOUND (Descompressão rápida)

Ajusta como o amortecedor vai se descomprimir depois de uma compressão rápida ( FAST BUMP). Também tem velocidade superior a 100mm/segundos. Geralmente tem seus valores próximos do FAST BUMP.

4-REBOUND (Descompressão)

Ajusta a descompressão do amortecedor, por exemplo entradas de curva (vendo pela roda interna). Também tem como velocidade 70mm/segundos ou menos. Seria o quanto o amortecedor força a descompressão.

Para mim amortecedores são as peças mais difíceis de se ajustar num carro de competição, até porque em cada curva se pede um valor diferente e o desafio é botar um amortecedor que seja eficaz em todas as curvas do circuito. Geralmente começo com todos os valores baixos e vou endurecendo os mesmos aos poucos. Após encontrar os valores apropriados para os ajustes de BUMP e REBOUND eu ajusto os FAST BUMP E FAST REBOUND, que geralmente são um pouco maiores que os outros.

Fábio Milanez