Caixa de Marcha (Cambio)

Escalonamento de câmbio

 

Neste artigo para finalizar a parte OVERALL do setup venho falar da caixa de marcha. É um assunto simples, não tem muitos detalhes, mas é muito importante para se obter o máximo do motor em curvas e retas.

Sabendo que o motor gira sempre a mesma coisa em qualquer marcha e que o motor tem uma faixa de giro em que acorda e despeja a sua potência, temos que colocar as relações do câmbio para que o motor evite ao máximo sair dessa faixa de giro. Assim, devemos também ter em mente 2 coisas importantes:

 

* Quanto maior a velocidade mais resistencia do ar vai afetar o carro, isso significa que será mais facil dar 0-100 que 100-200, se não me engano a pressão do ar sobre o carro a 160km/h seriam 8x mais que o carro a 80km/h, o que na teoria deveria ser somente o dobro.

 

* Quanto maior o giro, maior a potência, porém maior o consumo do carro. Um carro que gira 6000rpm está bebendo mais que um carro que está girando 5000rpm. Só analizar o fato que em 6000rpm ocorrem mais explosões por minuto que 5000rpm, e cada explosão usa um pouco de combustível.

 

Primeiro passo é conhecer seu carro, e no caso é conhecer o motor que ele está usando. Lendo as informações sobre seu motor você verá alguns dados técnicos como, Torque Máximo e Potência máxima. Toque máximo é o giro em que o motor acorda, seria o giro em que você deve tentar ficar acima, e Potência máxima seria o giro em que o carro tem sua melhor hora, normalmente é o limite de giro do motor, sendo a hora de trocar de marcha, porém tem alguns carros que este giro é abaixo do giro máximo e após isso o carro começa a perder desempenho, mas mesmo assim ele aceita um giro maior.

 

A caixa de marcha nada mais é que uma peça cheia de engrenagens de diferentes tamanhos como de uma bicicleta de 18 marchas. E seguindo o exemplo da bicicleta, o ciclista pedala sempre na mesma velocidade e as engrenagens que mudam a relação de giro do pedal para a roda, sendo quanto menos dentes na engrenagem maior a velocidade, e na caixa de marcha é a mesma coisa. Existem 4 conceitos em relação a caixa de marcha; Curto, longo, aberto e fechado, sendo que os 4 podem se misturar, como por exemplo, eu posso ter um cambio curto aberto assim como um cambio curto fechado, da mesma forma que um cambio longo aberto e um cambio longo fechado. A diferença está no tipo de motor, motores aspirados precisam deixar o giro o mais alto possível para não perder eficiencia, já motores brutos como os V’algo’, turbos ou grande cilindrada podem ter uma relação mais aberta de uma marcha a outra, pois não perdem tanta eficiencia como no caso dos aspirados.

 

Configurando seu cambio de acordo com a pista

O Ponteiro verde indica a RPM de torque máximo e o vermelho o Limite de RPM, o giro deve evitar ao máximo sair deste intervalo.

 

 

O Ponteiro verde indica a RPM de torque máximo e o vermelho o Limite de RPM, o giro deve evitar ao máximo sair deste intervalo.

O cambio é a primeira coisa que eu acerto no setup, e justamente que é mais simples e requer pouco ajuste. Primeiramente de uma volta na pista e veja qual a maior velocidade que o carro chega. Coloque a maior marcha com sua velocidade máxima um pouco maior que a velocidade máxima alcançada a pista. Exemplo se seu carro chega a 200km/h na parte mais rápida, coloque a ultima marcha chegando a 220+- km/h. Deve-se ter uma margem para o caso de vir no vacuo de alguem, a velocidade será maior.

 

A partir da última marcha venha reduzindo as outras na regra de giro, exemplo, se o motor acorda em 4000, coloque para que NENHUMA marcha caia a menos de 4000, e a queda de giro das maiores marchas sejam menores que das primeiras. Exemplo:

 

O motor acorda em 4000rpm e sua potencia máxima eh 6500rpm. Então.

 

marcha p/ marcha — queda de giro passando em 6500rpm.

1 – 2 — 4000rpm

2 – 3 — 4500rpm

3 – 4 — 4800rpm

4 – 5 — 5200rpm

 

Se reparar, além do giro nunca cair a menos de 4000, ele também diminui a faixa de giro conforme passam-se as marchas. Isso pois, se o giro cair a menos de 4000 o carro perde eficiencia, e conforme a velocidade aumenta o motor precisa fazer mais força para levar o carro, com o giro mais alto facilita um pouco o trabalho do motor.

 

Porém, nem sempre é possível deixar nessas condições exatas, pois acontece muito de uma marcha “nao se encaixar” em uma curva. Digamos, uma curva que a marcha fique num giro MUITO alto, curva com giro muito alto pode ser ruim, então você joga a próxima marcha, porém a próxima marcha o giro ja fica muito baixo. Então você muda um pouco a relação para que a marcha certa alongue um pouco ou a próxima marcha fique um pouco mais curta, mas tudo isso sem nunca sair da faixa útil do motor. Todas as marchas devem encaixar bem nas curvas, isto é, entrar com um giro bom, e sair com uma margem do giro máximo, podendo assim sair acelerando da curva sem a necessidade de trocar de marcha no meio dela. Em carros aspirados ou com pouca potência isso pode ser uma tarefa difícil, pois a briga é deixar o giro mais alto possível sempre, o que nem sempre é possível.

 

Vale lembrar que deixar o giro do motor muito alto durante muito tempo em uma corrida pode ocasionar degaste excessivo, consumo elevado, temperaturas altissimas ou até mesmo quebra de motor.

 

Então os ítens que fazem o melhor ajuste na tocada do motor são a caixa de marcha e o diferencial. Estando os 2 bem regulados você estará aproveitando ao máximo o seu motor.

 

Usando o giro como ajuda em curvas

 

Você pode, e DEVE, usar o giro da marcha para ajudar o seu carro a fazer curvas e manobras precisas, tentando NUNCA sair da faixa de giro entre torque máximo e potência máxima, e fazer manobras com o giro alto em carros de tração dianteira significa que você está “cavando” o asfalto, com o giro alto o carro “se afunda” ao chão fazendo com que se prenda melhor a curva, porém as vezes “cavar” demais, ou seja usar um giro excessivo, pode piorar seu rendimento em curvas ou manobras.

Já carros com tração traseira um giro muito elevado pode ocasionar em perda de controle, então ainda seguindo a regra de não sair da faixa útil de potência, deve-se tomar cuidado para não exagerar no giro. Carros com tração traseira em curvas são mais eficazes pois a traseira “segura” o carro, melhorando assim o rendimento em curvas, eis o motivo de usar uma pré-carga alta no diferencial faz melhorar a curva de carros de tração traseira, pois ele “segura” mais o carro deixando a frente mais livre.

 

É isso ai, qualquer dúvida ou seilá pode entrar em contato que teremos prazer em explicar…

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Fábio Milanez – Milan